top of page

A diferença entre orar e meditar

A meditação está cada vez mais disseminada no mundo. Mas ainda é muito pouco o número de pessoas que a praticam diariamente e o segredo de qualquer prática espiritual está na disciplina e constância. Segundo a tradição existem 108 tipos de meditação. A maioria das pessoas quando sondadas sobre o assunto alegam que não conseguem silenciar a mente.


É possível fazer um paralelo entre meditação e oração, pois ambas trabalham juntas. Duas das principais formas de se conectar com o Universo está em escutar e falar (a troca). ‘Orar’ tem sua origem do latim na palavra ‘orare', que significa recitar de forma oral. Portanto é possível dizer que ORAR é um exercício da fala, de PEDIR, de solicitar, de comunicar... Enquanto que MEDITAR exercita a escuta, nos conecta com a observação e com o merecimento para que possamos RECEBER, principalmente quando a ATENÇÃO é direcionada ao SILÊNCIO.


Conhecendo um pouco mais sobre meditação, a essência que permeia os 108 tipos está na ação consciente de se colar na posição de observador de si em cena... preferencialmente à distância, ou seja, saindo da cena. Costumo dizer que nós não somos o que fazemos, não somos o nosso corpo, muito menos a nossa mente… Nós somos o SER que observa o corpo (este por sua vez se relaciona com a matéria através dos 5 sentidos).


O vício de pensar nos faz esquecermos do Ser… assim acreditamos que somos a mente… e ouso dizer que a mente mente! Me atrevo até a dizer que fomos enganados… que vivemos na maior parte do tempo como “sonâmbulos”. Por isso que a vida não fica fácil, pois nós não somos nós de verdade, ou seja, acabamos nos tornando os papeis transitórios que ocupamos. A gente acredita em algo que foi botado na nossa cabeça, de que somos um corpo e uma mente que ocupam determinados personagens na vida.


Na verdade somos a testemunha do nosso intelecto, do nosso desejo e da nossa vontade. NÓS SOMOS uma Consciência muito, mas muito mesmo maior que imaginamos Ser. Acordar e se colocar nesse lugar é meditar de fato! As memórias são menos importantes que os pressentimentos (conexão real com a essência) do fundo do SER. A vida É aqui e agora, apontando pra frente!!!


Vamos nos preparar para estar neste que é o nosso verdadeiro lugar, e isso nos dá AUTORidade e AUTOnomia para Sermos o que quisermos... assusta um pouco, pois a partir desta experiência temos o PODER, o atrevimento inexorável e permitido pela Lei de intervir no nosso futuro... . ...

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page