top of page

O Ascendente de forma simples


Quando faço atendimento na elaboração dos diversos mapas astrológicos, o pessoal sempre fica em dúvida sobre a diferença entre o Signo Solar (movimento de translação da terra em relação ao sol) e o chamado ASCENDENTE (signo em relação ao movimento de rotação do planeta terra), ou seja, o signo que está ascendendo no horizonte no momento do nascimento.
Resolvi fazer um breve resumo para elucidar um pouco esse entendimento. Para se saber o Signo Ascendente
e necessário obviamente a hora de nascimento com exatidão. Uma vez que se trata do movimento de rotação do planeta Terra, cujo tempo desse percurso é de 24 horas, podemos constatar que o Signo Ascendente é alterado a cada 2 horas (24 horas dividido pelos 12 signos no Zodíaco).
Na maioria dos estudos para a compreensão integral do ser humano, é comum sermos qualificados em 3 instâncias: físico, mental e emocional. Em termos astrológicos o mental está associado ao Sol, o emocional à Lua e o corpo físico na matéria ao Signo Ascendente (por isso que em astrologuês, é sabido que o Ascendente está associado a como a gente se mostra ou é percebido pelo mundo). Se fizermos uma analogia com o tempo (presente, passado e futuro), Sol representa o presente, a Lua o passado e o Ascendente o futuro.
O simbolismo arquetípico astrológico é muito rico. De um modo um pouco mais profundo o Ascendente está relacionado ao sendo de auto-identidade, ou personalidade, ou seja, a impressão que você dá e como os outros te vêem no mundo. É o como expressamos o nosso ego pessoal e o modo como o interior faz contato com o mundo exterior. Pois talvez um dos grandes propósitos da vida, e numa leitura astrológico isso é fundamental, é calibrar essas duas instâncias do Ser, o interno e o externo.
Nem a vida exterior, nem a interior são completas em si, é o Ascendente que realiza essa união apontado para o futuro, por isso é sabido que a impressão efetiva do mesmo acontece com maior ênfase a partir dos 27-30 anos (período associado ao ciclo de Saturno, o deus do tempo). Portanto é um filtro no fluxo do ying e do yang. Um ponto de consciência para gerar equilíbrio e sensação de Ser dono de si.
O externo é composto de multiplicidade, complexidade e mutabilidade (o mundo tem muito a oferecer, infinitas possibilidades)… a sintonia com o Ascendente protege e equilibra o Ser. Cujo objetivo último é criar um fluxo congruente para o despertar do que denomino de METAPOTENCIALIDADE do Ser.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page