top of page

O que é planeta regente na Astrologia?


sistema solar, planetas

Quando falamos que tal planeta rege um determinado signo, tecnicamente na Astrologia, nos referimos às "Dignidades Planetárias": domicílio, exílio, exaltação e queda. Em termos mais simples podemos dizer que se trata da afinidade ou não de cada planeta com os Signos do Zodíaco. É como se tivéssemos uma instituição com 12 departamentos (os 12 signos) e alguns gerentes (principalmente os 7 planetas) para administra-la. Daí que vem a palavra regente, sinônima de Domicílio neste contexto.

O entendimento dessa relação é fundamental para uma leitura astrológica e para a compreensão do nosso lugar como humanos na sincronicidade com o Astral. É parte da compreensão sobre as Dignidades Planetárias ainda a relação dos Signos do Zodíaco com os 4 elementos, Água, Terra, Fogo e Ar.

Seguindo a tradição e observação experimentada ao longo de milênios:

Lua tem Domicílio em Câncer - Exílio em Capricórnio - Exaltação em Touro - Queda em Escorpião; Mercúrio tem Domicílio em Gêmeos e Virgem - Exílio em Sagitário e Peixes - Exaltação em Aquário - Queda em Leão; Vênus tem Domicílio em Touro e Libra - Exílio em Escorpião e Áries - Exaltação em Peixes - Queda em Virgem; Sol tem Domicílio em Leão - Exílio em Aquário - Exaltação em Áries - Queda em Libra. Marte tem Domicílio em Áries e Escorpião - Exílio em Libra e Touro - Exaltação em Capricórnio - Queda em Câncer; Júpiter tem Domicílio em Sagitário e Peixes - Exílio em Gêmeos e Virgem - Exaltação em Câncer - Exílio em Capricórnio; Saturno tem Domicílio em Capricórnio e Aquário - Exílio em Câncer e Leão - Exaltação em Libra - Queda em Áries.

Quanto aos elementos, a relação é a seguinte:

Signos de Fogo: Áries, Leão e Sagitário - cujo temperamento principal é o senso de identidade própria bem definido, canalizado à ação e à iniciativa;

Triplicidade de Água: Câncer, Escorpião e Peixes - tendem a ser os mais sensíveis e receptivos às vibrações energéticas e sutis do Universo;

Os 3 Signos de Terra: Touro, Virgem e Capricórnio - aqueles com maior foco no senso prático da vida, metas e materialização;

E os de Ar: Gêmeos, Libra e Aquário - os Seres conectados às correntes mentais e movidos pelos relacionamentos interpessoais.

Os Signos do Zodíaco ainda possuem um modo de operação, conhecido como quadruplicidades, ou seja, 4 signos Cardinais, 4 Signos Fixos e 4 Signos Mutáveis. De forma simples está relacionado ao começo, meio e fim da existência, ou seja, tudo nasce (Cardinal: Áries-Libra, Câncer-Capricórnio), permanece por um determinado tempo (Fixo: Touro-Escorpião, Leão-Aquário) e se transforma ou renasce (Mutável: Gêmeos-Sagitário, Peixes-Virgem).

Saber quais planetas regem o seu Signo, Lua e principalmente o Ascendente, bem como em que casas astrológicas estão, é mais importante do que as características relacionadas ao próprio signo __ também por isso que muita gente não se reconhece no próprio signo, pois este que dizem ser o signo de cada um, está relaciono apenas à posição do Sol na hora do nascimento. E há portanto, ao menos 9 outros corpos celestes as serem observados, para se saber um pouco sobre a personalidade de alguém.

São os Regentes que principalmente dispõem a energia do sistema, ou seja, mais importante do que a compreensão dos Signos do Zodíaco é o entendimento dos Agentes (Planetas) que movem o sistema. Principalmente os 7 grandes corpos: Sol, Lua, Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno e respectivos posicionamentos na hora do nascimento ou evento que se quer compreender a partir desse conhecimento milenar.

Para saber mais sobre os resultados que a conexão com os arquétipos da Astrologia podem gerar na sua vida, acesse saimagos.com.

Tags:

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page