top of page

As casas astrológicas

As Casas Astrológicas representam as áreas da vida onde as coisas acontecem. Sempre que estudamos Astrologia precisamos focar principalmente na tríade: Planetas (o que), Signos (como) e Casas (onde). Pois as coisas (planetas), acontecem de determinada forma (signos) em algum lugar (casas). Segue abaixo um resumo das 12 casas astrológicas:

Casa 1 - IDENTIDADE BÁSICA: O Eu, a personalidade, saúde geral, está relacionada ao ascendente, indica as características externas de comportamento, temperamento, habilidades naturais. A identidade básica do Ser, sua autoimagem e a imagem exterior. As experiências da projeção da personalidade e da busca por autonomia. A capacidade de ser dono de si. A abordagem inicial à vida. A visão e percepção de mundo.

Casa 2 - POSSES E VALORES PESSOAIS: Dinheiro, bens, segurança pessoal ligada às finanças, como se lida com o dinheiro, orientando as realizações econômicas e capacidade de ganho. Onde vivemos a experiência do aprovisionamento. O carinho do casal. Define os valores pessoais, sejam estes palpáveis ou não. Guarda as experiências da geração dos nossos próprios recursos, das coisas da vida que nós valorizamos, de como ganhamos dinheiro, de como lidamos com nossos valores e nossas aquisições.

Casa 3 - CONHECIMENTO E INTERCÂMBIOS: Comunicações, papo, flertes, amigos, cartas, telefonemas, pequenas viagens, irmãos, irmãs, primos, vizinhos. Determina como se relaciona com as pessoas mais próximas, a forma que se conduz nos primeiros estudos e os primeiros conhecimentos. A experiência de interagir, trocar e comunicar. Portanto delimita a forma de interação com o mundo ao redor. Guarda as experiências do aprendizado básico, das trocas e interação com o espaço próximo. É também a interação primária, ou seja, com irmãos, vizinhos, colegas.

Casa 4 - RAÍZES E VIDA PRIVADA: lar, mãe, estrutura familiar, seu meio e suas coisas. Raízes raciais e culturais. As características emocionais mais profundas em relação à família, à pátria e às raízes e ao conforto pessoal. Delimita a intimidade, o fundo da alma e os alicerces da psique. A casa 4 guarda as experiências da vida privada, das coisas que não são facilmente reveladas, incluindo a herança psicológica da infância.

Casa 5 - CRIATIVIDADE E BRILHO PESSOAL: Prazeres, diversões, talento, filhos, alegria, animais de estimação, passeios, esportes, artes, namoro, casos amorosos, gravidez, memória, inteligência, especulações financeiras, expressão artística, hobbies… O momento de criação é aquele em que nos soltamos e mostramos a criança que há dentro de nós. O sexo também é uma brincadeira. Delimita ainda a exaltação de nossa identidade, do brilho e da exaltação da vida.

Casa 6 - SAÚDE E ORGANIZAÇÃO DO DIA-A-DIA: Rotina, trabalho diário, disciplina para o estudo, prestadores de serviço, tios, animais, saúde, obrigações e dedicações. Rege a organização e o esforço prático. A experiência de operar e sistematizar a vida. Os nossos hábitos, as coisas que fazemos rotineiramente. O cuidado diário com a higiene e com a saúde, inclusive dos animais de estimaçãodo e no ambiente de trabalho. A atenção a de tudo que podemos realizar de maneira prática e sistemática.

Casa 7– RELACIONAMENTOS E PARCERIAS: o Tu, o econtro a dois, a parceria afetiva fixa, associações, sociedades, divórcios, inimigos declarados, ligações sérias que podem se dar tanto no plano espiritual, por meio de um grande afeto, como no plano profissional ou financeiro. A Casa 7 é a primeira Casa do hemisfério coletivo, portanto guarda as experiências das nossas parcerias, casamentos e sociedades que compomos em nossa vida. É nesse setor que nos deparamos com o ponto de vista e com a vontade das outras pessoas, onde somos obrigados a reconhecer que as pessoas com quem nos relacionamos possuem uma identidade diferente das nossa.

Casa 8 - RECICLAGEM E INVESTIMENTOS: Interesse pelo oculto, sexo, astral, magia, sobrenatural, morte física, doenças, ganhos possíveis de heranças, grandes transformações, magia, metamorfose. O momento de destruir, abandonar ou matar algo de dentro de si para que o novo possa brotar…a casa dos valores coletivos, onde você confronta seus valores com os dos outros, se liberta dos excessos e compartilha com os outros o que sobra (entre os quais a sexualidade, que nada mais é que a liberação do excesso libidinoso).

Casa 9 - FILOSOFIA DE VIDA: Espiritualidade, aspirações filosóficas, ideias maiores, encontros importantes, assuntos legais, parentes não sanguíneos (cunhados e sogros), viagens longas ao exterior, aprendizado através do conhecimento do SAGRADO. É a casa dos estudos filosóficos, éticos e metafísicos. A forma de interação com o espaço distante, além das fronteiras conhecidas e do mundo ao redor. O saber coletivo chamado de sabedoria. As vivências de tudo que eleva e enaltece a humanidade, como as universidades. A moral, a sabedoria humana que é impressa nos livros, as viagens, os torneios esportivos e as metas de vida mais elevadas.

Casa 10 - REPUTAÇÃO E PROFISSÃO: Como nos projetamos socialmente, patrimônio, pai, carreiras, realização pessoal e profissional, o lugar na sociedade, sucesso, fama… Determina a maneira como reagimos diante de uma autoridade ou qualquer pessoa que esteja em uma posição superior à nossa. O comportamento em relação ao pai, ao chefe, ao governante. O estabelecimento da nossa posição na sociedade. A vida pública e carreira profissional. As vivências de tudo que está em evidência, como as experiências que nos projetam na sociedade, nosso status, nossa reputação, nossos sucessos e as conquistas que obtemos em nossa carreira social e profissional. É a Casa mais alta do zodíaco, e, consequentemente, a mais difícil de se alcançar, por isso ela é estruturada como uma meta de longo prazo (o Zenith) , que pensamos em conquistar ao longo da vida.

Casa 11 - AMIGOS E GRUPOS: Projetos futuros, amigos no geral, sonhos, desejos íntimos, esperanças, aspirações, metas e objetivos de vida, consciência política, atuação revolucionária. Associações, clubes, organizações de caridade e sindicatos. Capacidade de adaptarmos as exigências de cada grupo em favor do bem comum. Insere nossa exaltação social e coletiva. Aqui não estamos exaltando o indivíduo, estamos exaltando um grupo, uma classe ou uma congregação de pessoas. Guarda as vivências de tudo que afirma a identidade da coletividade, como as associações de classe, as organizações não governamentais e qualquer grupamento de pessoas que se reúnem por afinidade.

Casa 12 - INCONSCIENTE E SISTEMA DA FÉ: Área de sacrifício, hospitais, inimigos e situações ocultas, prisões reais e psíquicas, o inconsciente, os amores ocultos. As nossas avaliações mais profundas, é o lado adulto e nebuloso de nós mesmos, auto-anulação, tristezas, impedimentos à satisfação sexual. Uma ordem coletiva, motivada pelo inconsciente coletivo e pela força dos acontecimentos, aquilo que chamamos de ordem natural das coisas e que dificilmente conseguimos mudar. A experiência de se deixar levar pela ordem natural e imutável dos fatos ocorridos. Guarda as experiências dos lugares onde não vamos por vontade própria, mas somos levados pela força dos acontecimentos.… Ela é a última Casa do zodíaco e traz um sentido de dimensão oceânica, significando que como tudo tende a correr para os oceanos, tudo que fazemos na vida tende a levar inevitavelmente a algum lugar.

Você pode também ouvir com mais profundidade ainda um bate papo sobre as Casas Astrológicas no meu Podcast (clicando aqui).

Consulte o seu Mapa Astral ou astrológo de confiança para verificar em quais casas há maior concentração de planetas, principalmente os 7 Astros (Sol, Lua, Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter, com atenção especial aoregente de 2017 e dos próximos 36 anos, o senhor Saturno). Onde houver maior concentração de planetas serão essas as áreas de maior foco da sua vida.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page