top of page

Mercúrio Retrógrado - o que significa e como afeta a nossa vida

O Planeta Mercúrio é o Astro mais próximo do Sol, da Lua e da Terra. Inclusive o seu próprio símbolo (☿) é a representação do Sol (um círculo), da Lua (um meio círculo no topo) e a Terra (uma cruz) na base. É por isso que o Planeta Mercúrio simboliza a comunicação, pois é o responsável em termos metafísicos por fazer a ligação entre o Sol, a Luz e a Terra.

Portanto todos os assuntos que tem correlação com as trocas estão relacionados a Mercúrio, por exemplo, o coMÉRCio, o MERCado... que são os lugares onde trocamos as MERCadorias, assim como tudo que te correlação com o transporte. Tudo isso deriva do arquétipo de Mercúrio. Obviamente que a maior troca que fazemos é de palavras, por isso o estudo e o ensino são também assuntos mercurianos.

Outro tema relacionado a Mercúrio é a educação (conhecimento, estudos, pesquisa...). O símbolo de alguns conhecimentos científicos, em alguns países também da Medicina é o Caduceu de Mercúrio (Hermes - o mensageiro que decodifica o saber). Por isso que ele rege os Signos de Gêmeos (conhecimento/comunicação) e Virgem (pesquisa/ciência/discernimento).

Sabemos que os planetas giram em torno do Sol, cada um no seu ritmo, aqueles que estão mais próximos vão mais rápido e há momentos em que eles estão alinhados. Devido à grande proximidade entre a Terra, Mercúrio e o Sol, quando há esse alinhamento o tráfego de dados, ideias e mercadorias podem ficar com ruído (interferência) aqui embaixo. É o que chamamos de Mercúrio Retrógrado, que a olha nu, a partir do ponto de vista da Terra, por uma "ilusão" de ótica, temos a percepção de que o planeta está girando em sentido oposto à sua órbita.

Já que esse fenômeno astronômico de suma importância na Astrologia ocorre a cada 4 meses, significa que a cada período se apresenta em 1 ou 2 signos. No ano astrológico de 2021, em que escrevo este artigo, há inclusive uma concentração nos signos de Ar, ou seja, a primeira retrogradação ocorre em Gêmeos em Maio e Junho, a segunda em Setembro e Outubro no signo de Libra e a terceira em Janeiro e Fevereiro no signo de Aquário. É um em que temos a energia mental (elemento Ar) em extrema RE-visão.


Portanto cada retrogradação afeta os temas mercurianos relacionamos ao arquétipo em que ele está. Por exemplo, agora em Setembro e Outubro de 2021 a retrogradação ocorrida em Libra atinge diretamente o nosso RE-pensar os vínculos, relacionamentos, parcerias, relação com o dinheiro, senso estético... enfim tudo que se correlaciona a Libra. É sempre importante lembrar que o dispostor (planeta que rege o signo em Mercúrio se encontra) também participa ativamente dos reflexos. No exemplo sobre o momento atual, o Planeta Vênus é o regente de Libra e transitará entre Escorpião e Sagitário, portanto há o componente da intensidade nos vínculos e necessidade de libertação de dominações respectivamente.


Um último ponto importante a ser analisado no período Mercúrio Retrógrado é quais encontros (aspectos) fluentes ou desafiantes ele faz com outros planetas. Usando o momento atual, em Setembro e Outubro de 2021, o aspecto de destaque é a quadratura entre Mercúrio e Plutão. Tempo de RE-velações e opressões inimagináveis por conta dos mistérios de Plutão. E a tendência à libertação vem da relação harmônica entre Mercúrio e Júpiter também neste mesmo período. Enfim alguns de nós vão ao "inferno" para se curar e em seguida RE-tornam à clareza, sanidade mental e expansão de consciência nesse período.


E ATENÇÃO desta vez há o risco de uma pane ou APAGÃO geral principalmente nas redes sociais ou até mesmo nas malhas de telefonia/banda larga ou nos sistemas de controle de trafego ou ainda nas sistemas elétricos... é aguardar para ver, pois temos um período muito sensível nas comunicações em geral. Por isso é de suma importância praticarmos a COMUNICAÇÃO AMOROSA.


Tudo isso deve ser correlacionado com o mapa natal. Cada um de nós sente os reflexos do planeta Mercúrio retrógrado em algum setor (casa) do mapa. Neste momento, por exemplo, é importante verificar onde você tem o signo de Libra (se existem planetas importantes ali, não somente o Sol), o signo de Capricórnio e o signos opostos que são Áries e Câncer, respectivamente. Esses são os setores nos mapas natais que mais sentem o reflexões, principalmente nos graus de 10º a 25º dos signos cardinais citados acima (aqueles em que começam as estações do ano).


O ideal é consultar um astrólogo para fazer uma análise mais precisa e completa envolvendo outro aspectos do mapa, como as Progressões e Revolução Solar. E você pode me chamar aqui neste link via WhatsApp para solicitar a sua consulta.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page