Capricórnio - tudo sobre o signo da meta!

Antes de tudo um breve relato mitológico. O Deus Pan, cuja mãe era Amalthea, a cabra fabulosa que cuidou de Zeus quando ele era criança. Cronos (Saturno, regente de Capricórnio) gerou Pan em Amalteia. O garoto saiu coberto de pelos com chifres de cabra, cauda e capacetes. Quando sua mãe o viu, ele gritou de susto e fugiu horrorizado. Mercúrio (Hermes) levou o bebê ao Olimpo para divertir os deuses e parece que Pan desempenhou seu papel perfeitamente. Segundo outra lenda, Pan, fugindo do terrível gigante Typhoon, correu para o mar e emergiu dele em parte de cabra e em parte de peixe. A palavra pan em grego significa "tudo" porque, de acordo com uma versão, o nascimento de Pan alegrava todos os deuses (a gente se esquece que existe um tom humorístico forte em Capricórnio, por exemplo o Jô Soares é Capriconiano). Pan era um tanto brutal e, portanto, sua aparência monstruosa gerava "pânico" nas pessoas.



DIGNIDADES PLANETÁRIAS PRINCIPAIS 


SATURNO é o REGENTE do signo do Caprino, cujos atributos principais são a vontade, a capacidade de estudos prolongados, a obstinação, o foco, a meta, os objetivos elevados; e como tudo tem dois lados, pode trazer usura, maldade, malícia, seriedade em exagero, excesso de autocobrança... Quando o nativo possui Saturno em Capricórnio o poder de realização e eleva ao mais alto nível. A Lua fica exilada neste signo e atribui, em seu lado benéfico, responsabilidade ao lar e sentimento maduro; e, como contrapartida, em seu lado sombrio, dá frio ao lar, timidez e repressão aos sentimentos e até a culpa. Marte exalta-se aqui e fornece a ele, em seu sentido benéfico, a energia necessária para alcançar fins materiais e vigor no trabalho; e, por outro lado, em seu aspecto maligno, pode ser cheio de frieza no ambiente de trabalho e muita ambição. Júpiter se encontra em queda nesse signo e fornece, em seu aspecto harmônico, há o interesse em projetar socialmente e uma progressiva expansão material; e, em seu lado desarmônico, ele carece de generosidade e ausência de sociabilidade principalmente no que se refere aos assuntos familiares. 



O TRABALHADOR DO ZODÍACO


Lembremos que Capricórnio é o signo oposto ao signo Câncer, portanto o fato é muito maior na carreira, na reputação, na conquista material e por vezes o assunto oposto (família) pode gerar desafios. Sendo um signo de semeadura (cardeal ou cardinal), inspira a ação e o objetivo claramente definido, com o senso de obediência a um dever a ser cumprido, superando qualquer obstáculo que se oponha à resistência da matéria. Deixar essa missão não cumprida causa arrependimentos de consciência. O lema é não fazer nada pela metade. E daí surge uma característica essencial: a tenacidade e a consecução de uma meta proposta anteriormente, sem deixar o cansaço. Para essas pessoas, o importante não é que suas pessoas sejam impostas, mas que o trabalho seja realizado. É o perfeito senso de dever acima de tudo. Por isso a tendência a trabalhar obstinadamente. É a arte de alcançar, mais cedo ou mais tarde (Saturno anda devagar... mas atinge a meta sempre!), qual é a missão mais importante a ser cumprida no mundo.


A FORÇA DOS OSSOS E DOS JOELHOS


Na anatomia, parte corresponde é o joelho e ossos, a parte do corpo na qual os músculos que dobram e esticam a perna estão ligados no ato de escalar uma montanha, por exemplo. É a área do corpo humano que faz um maior esforço em uma ascensão. Possuem estrutra forte quando em equilíbrio ou desafios nos ossos e joelhos quando não estão atingindo as metas. 

E quer alcançar as coisas por seus meios pessoais, sob sua própria responsabilidade e então agradecer a todos pela conquistas. Deseja ser estimado por sua eficácia, tentando expandir cada vez mais sua esfera de atividade. O que pode levar também para a busca da elevação da consciência. Esse desejo elevado pode levar o Ser com forte presença caprina a se envolver em alguma atividade pública ou governamental, sendo, em casos relevantes, estadista, político, diplomata ou líder espiritual. Haja vista que o planeta Saturno também pode ser considerado um curador (só o tempo cura...)


A ELEVAÇÃO DE CONSCIÊNCIA 


O verbo "EU USO" que simboliza o senso de praticidade está relacionado ao arquétipo de Capricórnio, mas vai muito mais além... Começa pelo fato de que todos costumamos associar o signo do Caprino ao masculino e no meu ponto de visto é algo controverso. Pois Capricórnio é um signo feminino, signo de Terra. Lembremos que TERRA e ÁGUA são forças receptivas (YIN) e FOGO E AR (YANG). Não poupa esforços, tempo ou sacrifício para agir como um guia silencioso na luta contra a resistência e o raciocínio que se opõem às estruturas de objetos terrestres.  Se necessário, supera obstáculos com tato e diplomacia, mas sua vontade, firme e inabalável, não para de empurrar todo o ser em direção ao objetivo marcado. Os sentimentos são sérios, maduros, respeitosos e profundos, como convém a esse "velho homem da experiência"  ou uma "grande mãe sábia e obstinada". O sentido do real merecido pelos próprios esforços leva a uma sabedoria calma que resulta em espiritualidade ascética, meditativa e reflexiva. É o topo do topo mesmo. Capricórnio é o décimo signo de Zodíaco, ou topo do Mapa Astrológico, o Zenith. 


GRANDE CONJUNÇÃO 2020


Esta tem tudo para ser a década do século! já agora no finalzinho de Dezembro de 2019 acontece o último Eclipse Solar do eixo Câncer/Capricórnio dos últimos 18 anos (período em que a Lua e o Sol se encontram no céu e a uma no e meio num dos 12 signos do zodíaco). Há uma grande expectativa e mistérios sobre o que acontecerá nos próximos anos devido ao encontro Júpiter, Saturno, Plutão, Lua e Mercúrio junto com os Nodos Lunares em Capricórnio ♑️. Foi num momento de grande conjunção como esta que veio para a face da Terra o Cristo. A Revolução Francesa, queda do muro de Berlim, as guerras mundiais, o movimento hippie... são alguns dos fenômenos associais as momentos históricos em houve uma relação desta magnitude ou similar entre os nossos vizinhos cósmicos. 


Então sabendo disso é importante no nível individual refletirmos um pouco sobre o nosso papel no que se a esta dinâmica família/carreira. Não é fácil para ninguém administrar com equilíbrio estas duas área tão importantes da nossa vida: todo mundo veio de uma família e deseja ocupar um lugar ao Sol. Ainda mais deste 2020 cujo regente é o Sol. E claro que o caminho do meio é sempre o mais recomendado, nem família demais, nem trabalho em demasia. E a dica mais importante é: quando estiver com a família curte sua família intensamente, quando estiver no trabalho dê o seu máximo, para quando estiver em família não ficar pensando no trabalho e vice-versa. É o pode do Agora, o poder de Presença! 


































Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Formulário para solicitação de consulta - em seguida

você receberá um contato para escolher dia e horário 

Grupo no Telegram

  • YouTube ícone social
  • Facebook - círculo cinza
  • Instagram - Black Circle
  • Grey Twitter Ícone
  • LinkedIn ícone social

As orientações, consultas e publicações não constituem diagnóstico ou indicação de tratamento médico/psicológico de qualquer natureza.

© 2011- 2020. Todos os direitos reservados a Saimagos Mentoria e Artes Divinatórias CNPJ 33.528.788/0001-62 

 Rua Leandro Dupret, 483 - Vila Clementino -SP - 04025-012  |  +55 11 966 906 266  | miguel@saimagos.com